domingo, 8 de março de 2009

A COISA


Não; não me refiro ao palhaço imbecil que comia criançinhas do Stephen King. Tampouco ao iogurte gostoso do filme trash dos anos 80. Muito menos ao quadro da TV Pirata (ai, que saudade!).

Estou pensando agora na entidade que muita gente teima em utilizar de vez em quando. Tendo a acreditar que seja fruto do pouco pensar. 'Sabe aquela coisa que dá quando a gente...', ou então 'eu senti aquela coisa e, puf...'.

Pior ainda quando o uso dessa entidade polissemântica vem acompanhada dos clichês: "Essa coisa toda não é culpa sua, é minha". "Você é maravilhoso, só que alguma coisa mudou... não é que eu não te ame, claro, mas alguma coisa..."

Paciência! Um dia o vocabulário se expande e vem à tona o real significado disso tudo: o uso d'a coisa' é resultado do medo que costumamos ter de assumir nossas responsabilidades. É muito fácil culpar 'as coisas'. Vejo uns aí dizendo: as coisas não andam bem, por isso estou sem dinheiro ultimamente. Ou então: as coisas não vão bem entre nós, então acho melhor não nos vermos mais.

Que tal se o nosso presidente resolvesse dizer: as coisas no Brasil não vão bem, acho que vou deixar a presidência. Ou se todo casamento acabasse face à essa constatação. Ou a gente resolvesse mudar de profissão porque o emprego atual não anda bem. Caos, caos, caos.

Estabilidade? Difícil nestes dias de egoísmo e escapismo.
Que tal enfrentarmos a verdade? Dói mais no começo, mas dá paz de espírito.

Agora me deixem, que eu vou dar uma fugidinha...

PS: O porquê do bichinho aí em cima? Ele vai ser meu novo companheiro.

4 comentários:

anamelex disse...

Que lindo que ele é! Também quero um pra mim... :(
Estou querendo faz tempo, mas tem coisas que ainda me impedem de ter um comigo... (essa coisa aqui, no caso, é um apê maior...) rsrsrs
Notícia boa te ver de volta!
Beijos!

Silvio Garcia Martins Filho disse...

Também acho ele lindo. Mas o companheiro é metafórico, Ana. Meu ap é muito pequeno. Ainda, claro!

Bom te ver de volta aqui tb! BJO!

Felipe Rosa disse...

Se o essencial é invisível aos olhos, imagina se seria dizível com as palavras...

Em toda a palavra, mesmo as mais precisas, existem coisas que ninguém nunca consegue chegar ao sentido completo de discurso algum... É uma história de vida, a cada palavra.

Snow disse...

Ah, mas pessoas não são problema algum! O problema é qnd pessoas mexem em coisas... fazem coisas, dizem coisas...
:)