sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Quidnunc

quidnunc \KWID-nunk\ noun
: a person who seeks to know all the latest news or gossip : busybody

Exemplo: Those who criticize Joanne for being a quidnunc are usually the first to go to her when they want to know the latest gossip.

(c) 2007 by Merriam-Webster, Incorporated

----------


Mais um momento de fervor católico. Confissão: volta e meia me pego flertando com o mundinho hype-trendy-cool. Leio colunas sociais, vou para festinhas legais com gente “legal”, procuro ver e ser visto.

Shame on me! Após ler o adjetivo “bem-nascido” (tem hífen, ok?!) ao lado do nome de um jet-setter brasiliense em uma entrevista aí, não pude deixar de me sentir mal.

Perdão, pequei.

Sou “mal-nascido”. Não venho de família nobre. Não tenho um loft bem-decorado no plano piloto. Entretanto, não cabe aqui falar de onde vim. Não quero lágrimas por um passado sem champagne ou tênis importados. Não que eu não goste deles hoje, muito pelo contrário; mas como se avalia o mérito do sujeito de família nobre que teve acesso a boas escolas, que viajava para o exterior nas férias, que sempre teve bons livros em casa, conversas edificantes durante o jantar, enfim, a elementos que subsidiam o desenvolvimento intelectual? Às vezes acho que não fizeram mais do que a obrigação, pois não foram contra o que deles se podia esperar. Há, verdade, aqueles que se destacam pela originalidade, pelo empreendedorismo, pelo carisma, pela bondade. Mas ser bem-nascido por si só NÃO é mérito algum, apenas sorte (?).

2 comentários:

Unknown disse...

Novamente, não me conformo de deixar registrada minha opinião. O mérito quem faz somos nós. "Bom nascimento" pode até ajudar, mas sem dúvida, não qualifica ninguém por nada. Belo post, como sempre! Beijos

Maíra Bezzi disse...

Oui, tu as vraiment raison....