sexta-feira, 30 de abril de 2010

Spread the word #1


Fones de ouvido. 

Significado: se ambos estiverem sendo utilizados, eu estou a fim de ouvir música e não de conversar com você.

Informação de grande valia em academias e durante vôos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estatísticas do blog - 1 mês de aniversário!

Um mês de acompanhamento estatístico deste blog. Ainda são tímidos os números (assim como são tímidos os poucos leitores que teimam em me mandar mensagens por Gtalk ou email comentando que gostaram de algum texto sem deixar comentários no blog).


Foram 210 pessoas diferentes que visitaram o blog em 350 visitas durante um mês. Pouquíssimas foram as visitas do exterior, o que parece sugerir que acessos por acidente não acontecem muito (pelo menos não lá de fora).

Muito comum virem parar aqui por mecanismos de busca como o Google, consultando o nome do blog com escritas erradas (ninguém é obrigado a saber francês, né?): penses oublies, penses oubliees, pensees oubbliees etc. É pensées (pensamentos; feminino, por isso dobra-se o 'e'; plural, dobra-se o 's') oubliées (esquecidos; também feminino e plural). Também caíram aqui muitas pessoas interessadas em moicano e nas minhas 16 razões para gostar de você (este último após consultas sobre 'motivos para gostar de você'). 

Minha determinação de escrever aqui com frequência não vai mais ser frustrada. É bom demais ver pensamentos e certezas tão arraigadas ruirem enquanto os escrevemos na telinha. Fica tão ridículo, por exemplo, escrever que a coisa mais difícil do mundo é fazer uma costeleta bem feita. Na hora até parece ser, mas quando você procura fazer um texto interessante sobre o assunto, vê como aqueles 10 minutos em que a atividade o desafia não mereciam tanto estresse. Além do que, ao buscar generalidade sobre coisas tão banais e/ou cotidianas, as mais diferentes reações dos leitores resultam convidativas a reflexões antes impensadas. 

Faço aos poucos leitores um pedido: deixem comentários. Este é um espaço de trocas. Não gosto muito de monólogos. É só clicar em '(x) pensé(es) rappelé(es)' logo abaixo do post, escolher se vai deixar um comentário identificado (basta ter conta no google ou um blog) ou mesmo comentar como anônimo e escrever! Seu comentário não vai aparecer imediatamente, pois será submetido à minha aprovação. Salvo propagandas inúteis ou xingamentos, publico tudo. E, aos que quiserem conhecer um pouco mais sobre mim, os textos antigos, além de revelaram muito sobre mim, também permitem comentários que me serão submetidos a aprovação (para meu deleite). 

Abaixo, o relatório do google analytics de aniversário de um mês de dados devidamente acompanhados.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Presente?

- Alô, é o Mephisto (*)?
- Sim, pois não.
- Aqui é Maria (*). Você acaba de ganhar um presente da Joana: (*) - minha vizinha à época - uma limpeza de pele. Vamos marcar um dia?
- Nossa, que legal! Estou mesmo precisando de uma. Podemos marcar na segunda que vem?
(...)

Antes da maldita limpeza de pele, ia ser dada uma festinha de aniversário para o filho da Joana. Quis retribuir o presente que ganhei e comprei um bolo da Monjolo e uns salgadinhos... coisa boba, gastei uns 100 pila. Como a mãe não tinha comprado NADA e convidou vários amigos para a sua casa (achei que iam apenas umas 5-10 pessoas), a comida acabou em uns 5 minutos. Acho que os esfomeados meninos não tinham comido nada o dia inteiro.

Enfim, caridade feita, lá fui eu para a 'limpeza de pele'. Chegando no local e hora marcados, dou de cara com uma vizinha do condomínio, vendedora da Herbalife...sozinha! Ela me convida para um chá (da Herbalife), mostra uma linha inteira de produtos e... passa um creme na minha cara. E só!

Vocês acham que:
1 - eu fiquei bravo?
2 - eu fiquei puto?
3 - eu quis matar?
4 - todas as alternativas acima?
(resposta na historinha abaixo)


Na mesma linha também posso contar um episódio em que uma amiga chegou de viagem, após alguns meses fora, e convidou todos os amigos para um lanche na sua casa. Ela queria fazer um anúncio. Achei que fosse casar ou algo assim. Quase desmarquei um compromisso, felizmente não. Muitos amigos foram. Após se depararem com uma reunião da Herbalife, com direito a exibição de filminho e tudo mais (claro, o chá 'energético' não podia faltar) acho que eles também escolheram a alternativa 4 acima.

Há certas condutas que deviam ser proibidas em lei, pois tem gente que não tem noção. HUMPFT!

(*) Nomes fictícios para proteger as 'vítimas'.

Desabafo

Sabe uma coisa que me choca? As pessoas não conseguem mais ficar quietas nem um minuto. Estão sempre achando que o mundo roda em torno dos seus umbigos. Estava assistindo Alice no País das Maravilhas no Pier21 (já havia prometido nunca mais lá voltar) e no meio do filme me dei conta de que além de dublado ele era narrado. Por que as pessoas precisam intervir, comentar, cochichar o tempo todo, hein? Por que não conseguem apenas se entregar ao deleite, à apreciação de uma obra feita por outrem?

domingo, 18 de abril de 2010

nota mental:

não falar com o porteiro de madrugada!

Ele não tomou o mesmo que você e não é obrigado a tentar entender suas vãs filosofias.

Doces ou travessuras

Não era chuva nem suor o que molhava meu rosto.

E então, a verdade veio numa lambida de cachorro.

Choros, gritos e noites mal dormidas fizeram sentido.

Era tudo preciso.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Confissão x

Estou passando por uma crise criativa. Além disso, quando algumas poucas ideias vem não tenho energia para começar a escrever. É difícil escolher a primeira palavra. Os textos que saem são à força e sem inspiração.

Uma coisa que tenho que superar é essa idéia boba de que tudo é óbvio. Cresci falando pouco, pois achava que nada valia a pena ser dito. Tudo que era interessante já tinha sido dito. O pouco que restava de interessante havia de sair das bocas de cientistas e artistas. Como não sou nem um nem outro, calei-me por muito tempo.

Então, pra começar o exercício, lá vai uma aparentemente obviedade: o nome do blog. Pensamentos esquecidos. A idéia do blog é refletir sobre aqueles pensamentos que em geral nos passam despercebidos. Idéias aparentemente tão singulares e experiências tão pessoais mas que podem, dependendo da abordagem, ganhar uma proporção mais ampla e generalista. E é este o intento aqui.

Gosto muito de ler comentários que mostram como outras interpretações dos meus textos sempre são possíveis. Por isso, meu convite: se gostou, discordou ou tem algo a acrescentar, por favor, comente! É só clicar no link 'x pensées rappelées', escrever seu comentário e se identificar (mesmo que seja como anônimo).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

So long, farewell, au revoir, auf wiedersehen (ou confissões)

Assim não dá. Fico um tempinho longe daqui, as idéias borbulhando, mas na hora de escrever mal sei por onde começar.

Algum tempo atrás assisti o argentino "O segredo dos seus olhos". Muito poderia falar sobre ele, da genial mistura de gêneros (policial, drama e comédia), das memórias, do passado e presente, atuações, maquiagem e fotografia ou de como amei o filme e como sempre assisto filmes emblemáticos em momentos igualmente emblemáticos da minha vida. Mas não. Resolvi destacar uma cena sem maior importância: o casal de protagonistas está conversando à mesa e ela, sem nenhuma cerimônia, vai embora. Não que estivesse chateada, que tivessem brigado. Simplesmente o assunto acabou e ela se foi. Pode não ter sido bem assim, mas foi essa impressão que tive e que me fez pensar no que confesso a seguir.

Despedidas sempre me são demoradas. Penso sempre haver tempo para um cafezinho a mais, ou outro beijo ou abraço. A sensação é a de que eu posso morrer logo e nunca mais encontrar a pessoa. É tão bom conversar, trocar idéias, conhecer e deixar-se conhecer, que esses momentos poderiam durar para sempre. Então, como assim, levantar e ir embora sem um abraço mais demorado?

Admito: invejei o desprendimento, a leveza, a paz com que apenas com olhares eles se dizem 'até mais'. Essa ansiedade que me consome me priva com muita frequência de aproveitar melhor ainda as coisas.

Olcadil?