terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Arte das Musas - novembro e dezembro/07

A presente coluna será um parêntese à apresentação dos períodos da música erudita feita até então. Quando abordei o romantismo, ressaltei a importância que adquiriu a ópera, gênero artístico que mescla teatro e música. Assim, pretendo abordar aqui um pouco desse tema, apresentando alguns conceitos importantes para a sua apreciação.

Diz-se que a ópera surgiu no final do século XVI, mas foi no classicismo e, principalmente, no romantismo que ela tomou grande vulto. Entretanto, não é intuito desta coluna apresentar a história da ópera.

São vários os elementos comuns entre a ópera e o teatro. Uma diferença é a letra, ou texto, conhecido como libreto. Algumas vezes o compositor contava com um libretista, que adaptava a obra escolhida, ou então o próprio compositor se encarregava do libreto, adaptando uma obra literária ou criando um original. O trabalho do libretista é tornar o texto apto a ser musicado.

Outra nomenclatura comum no mundo da ópera é a classificação dos cantores e seus personagens pelos timbres vocais. As vozes masculinas são geralmente classificadas em baixo, barítono, tenor e contratenor, da mais grave para a mais aguda. As vozes femininas, por sua vez, e da mesma forma, classificam-se em contralto, mezzo-soprano e soprano. Também se convencionou adicionar uma subclassificação a esses nomes, detalhando características da voz que melhor definem o timbre e o personagem a se interpretar, enquanto aquela primeira classificação está mais relacionada à tessitura, ou extensão vocal. Por exemplo: o Tamino, da Flauta Mágica de Mozart, é um tenor-ligeiro (‘leggero’ em italiano quer dizer leve), enquanto a Rainha da Noite, da mesma ópera, é uma soprano coloratura. Dificilmente uma soprano lírica conseguiria interpretar a Rainha da Noite ou – praticamente impossível – uma mezzo-soprano fazer esse mesmo papel.

Em comparação à música sinfônica e instrumental, uma diferença nas apresentações de ópera são as divisões da obra. A ópera começa com uma Abertura, em que são apresentados elementos que introduzem a atmosfera que vai permear a obra. Vi certa vez, em uma montagem de “La Traviata”, de Verdi, baseada no romance de Dumas “A Dama das Camélias”, as cortinas se abrirem aos primeiros acordes da Abertura e, no palco, apenas uma lápide antecipando o fim trágico da tuberculosa Violetta. Ahn... Não se preocupe! Não é um problema saber o final da história, se afinal são sempre as mesmas, mas sim como ela vai ser contada ou, no caso, montada.
Em seguida, temos os atos, grandes trechos da obra. Geralmente são de 2 a 4 atos, dependendo da envergadura da ópera. Em cada ato temos árias, momentos musicais para um cantor ou, se feitas para mais de um cantor, duetos, tercetos, quartetos e assim por diante. Há também os coros e os balés. Diferentemente da obra sinfônica ou instrumental, terminada uma ária cuja interpretação tenha sido muito boa, cabem aplausos, assovios e ‘bravos’.

Por fim, há também os recitativos, trechos musicais que são um meio termo entre o canto e a fala. O recitativo é a maneira como os personagens normalmente "conversam". Esse recurso é especialmente utilizado na ópera italiana, visando não quebrar a atmosfera musical. Alguns outros compositores optam pela fala, requerendo dos cantores seus talentos de atuação como se em um teatro estivessem.

Não disponibilizarei aqui trechos de óperas, pois para sua apreciação não apenas a audição é demandada, pois também é preciso ver. Assim, recomendo para os iniciantes as óperas Carmem, de Bizet, La Traviata, de Verdi, A Flauta Mágica, de Mozart, e o Barbeiro de Sevilha, de Rossini. As duas primeiras são óperas dramáticas, com lindas árias. A terceira é uma ópera fantástica, filosófica e magistral criação do mestre Mozart. A última é uma ópera cômica deliciosa e divertida. Para os já iniciados, sugiro as óperas de Puccini, como La Bohéme e Turandot; Tristão e Isolda, de Wagner, e Der Mond, de Carl Orff. Essas obras podem ser facilmente encontradas em DVD ou, dada a (infelizmente) pobre produção operística em Brasília, apreciadas em teatros do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Belém, entre outros.

Outra dica é o programa Vesperal Lírica, da Brasília Super Rádio (FM – 89,9 MHz ou http://www.superfm.com.br/), que consiste na transmissão de óperas completas, aos sábados, das 17 às 20 horas, e o Bravíssimo, da mesma rádio, que apresenta aos domingos, das 19 às 20 horas, um confronto entre duas árias cantadas por dois intérpretes diferentes. E sempre com breves comentários para a informação e o deleite dos apreciadores do "bel canto".

Bom proveito e até a próxima!

10 comentários:

Idomeneo disse...

Essa postagem é uma maneira muito interessante de se fazer um alienado de ópera interessar-se em ouvir alguma... Tomei a liberdade de colocar um link direto para esse post no meu blog! Não pude resistir! Espero que não ache ruim! :)
Abraços

Idomeneo disse...

Bem, eu devo dizer que o seu blog foi uma das boas surpresas que se pode ter ao se ficar cutucando o orkut, blogger search e outras ferramentas desse mundinho virtual... Tem uma certa profundidade sem ser pretensioso. Não se leva muito sério e por isso mesmo chega lá no ponto nevrálgico da questão! E é imensamente gostoso de ler... e isso é o importa, né?? hehehehe
Já coloquei nos meus favoritos! :)

Alexandre Magno disse...

Eu comecei a gostar de ópera, ouvindo Madame Buterfly ao lado de pessoas que entendiam muito e tinham histórias pra contar... Até hoje Puccini é um dos meus favoritos... Entretanto, acho que a ópera está ficando cada vez mais elitista, longe das novas gerações, sem capacidade de conquistar novos públicos. A própria Itália, que supos ser o local onde o gênero fosse mais popular, não consegue atrair novos públicos... Vc não acha que precisa haver algum vento renovador para sacudir a poeira? Abs.

Anônimo disse...

hiya


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

Remember that online casinos can afford to do this because they simply do not have the overhead that their brick and mortar land-based counterparts have. Equally, there is no excuse for an online casino NOT to be honest for exactly the same reason. They can offer free casino chips AND be an honest online casino in circumstances where their physical equivalents would find the financial burden impossible.



2. He emailed us and made sure that bonuses applied at other CWC platforms did not deny him a bonus at onlinecasinos5.com. In the case of other casinos, you have to be careful because there are "sister" casino sites that operate under the same business platform. When this is the case, you may not be eligible for the bonus if you were granted a bonus on their other "sister" casino site. Always email their customer service department. They will tell you. If they don't then don't play there. Also, if their customer service takes too long to get with you then don't play there. Acceptable waiting times vary between individual. In my case I'm not willing to wait more that 24 hours for customer service to get back with me. In the case of onlinecasinos5.com you are eligible for ALL of our bonuses regardless if you currently are a player at another CWC Gaming based casinos. Many CWC based casinos are taking different stands on if they allow US players to gamble on their sites. You will have to check with each one yourself.
[url=http://www.onlinecasinos5.com]online casino[/url]
[img]http://www.bodog.com/publish/etc/medialib/bodogcom_media_lib/home-page-logo.Par.68918.Image.gif[/img]
- Knowledge is power: Know the rules and intricacies of the game you preferably choose to play. Watch some games before you lay down any money in an actual game.

Beginner's Route to Online Casinos
The online casinos are a great source of entertainment and fun. That said, there are a number of things you should take into consideration before playing. Choosing the right casino should be your first step in your quest for a great gaming experience online. As such, choosing the right casino will lead you to have a lot of fun and also win at the same time. If you find yourself with a pathetic online casino, you are bound to run into a lot of problems with poor graphics low-wage outs.



2. Regular brick-n-mortar casinos normally ploy subtle methods to divert your attention from the game. They employ pretty hostesses and sweet-talking managers who are forever trying to entice you to buy a drink, or whatever. Now when you drink above the average, you lose focus on the game and make mistakes. This is precisely what the brick-n-mortar casinos want you to do is spend your money buying chips, then spend it on drinks and food, and then lose both your concentration and money! Online casinos cannot play such tricks as you play on these from home and, therefore, there is nothing to distract you or divert your attention from the game.

Anônimo disse...

Love casinos? sift this progeny [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] advisor and play online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also inhibit our additional [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] control at http://freecasinogames2010.webs.com and increase the lead true fortune !
another modern [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] plot is www.ttittancasino.com , during german gamblers, make philanthropic online casino bonus.

Anônimo disse...

Hi folks,

What online fanzines do you read and would recommend?

For all you punk folks out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first ska zines on the web.

They have throusands of reviews from the most independent bands all over the world. Check them out online: [url=http://www.enoughfanzine.com]Enough Fanzine[/url]. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!

Looking forward to your recommendations.

Regards!

Anônimo disse...

test

Anônimo disse...

[url=http://www.thecasino.co.il/casino_online]online casino[/url] , [url=http://www.casinoonlinebrazil.com/roleta]roleta online[/url] , [url=http://www.onlinecasinorussian.com/roulette]roulette[/url]. [url=http://www.ttittancasino.com/kasino-bewertungs.html]Online Roulette Spiele[/url].

Anônimo disse...

Hello my friend! I wish to say that this post is amazing, great written and include almost all significant infos. I would like to peer extra posts like this .