quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Das gentilezas

Não sei vocês, mas quando alguém insiste em me pedir algo tipo presente de aniversário (que ainda nem chegou) ou então se pergunta repetidamente se eu gosto ou amo ou senti saudades ou se ele/a fez falta, eu perco o tesão total.

Me dei conta disso depois de tantas vezes a minha faxineira me pedir uma bolsa, ou isso ou aquilo, porque o aniversário estava chegando, dela ou do filho ou da filha ou do vizinho. Como se eu tivesse obrigação de dar algo. Não tive nem vontade de ir atrás do tal presente.


Também me frustro com frequência aguardando gentilezas que nos deveriam ser dadas por livre e espontânea vontade, aqueles pequenos gestos que muitas vezes esperamos inutilmente. Uma porta aberta, um 'você primeiro', um 'hoje eu pago', um 'você está precisando de algo?', 'Está tudo bem?'. Não perguntas ou discursos retóricos, mas gestos de fato. Não adianta nada você perguntar se a outra pessoa quer um gentileza. Simplesmente faça, oras!

Pronto, desabafei.

12 comentários:

Jane M disse...

Posso falar?
Se quem quiser me agradar precisar ouvir um pedido meu, esqueça. Sou incapaz de pedir aquilo que eu ache que tenha que vir graciosamente. Fico p... da vida (admito), mas pedir não peço.
Aí saio que nem um trator, trocando óleo do carro, levando filho no médico, carregando sacolas pesadas e lá no fundo fico bem ressentida.
É o bom e velho problema do ovo e da galinha.
Pronto, desabafei também! Podia né?

Bjos querido! Vc não perguntou mas eu falo que vc é um querido mesmo.

Anônimo disse...

Eu não agradar diga-se ninguém, talvez essa seja o problema de eu estar solita até hoje! Odeio pedir eu faço tudo, exitem dias que levanto as 6 da matina para fazer almoço deixando pronto! Carrego sacola, tomo banho de chuva...Assim eu vou!!! Orgulhosamente, orgulhosa!

popfabi disse...

Pedir? Tenho aprendido: o melhor jeito é olhar bem nos olhos, sorrir meu melhor sorriso e dizer com um voz clara e firme (pra confundir com o olhar doce) - você poderia me fazer a gentileza de abrir a porta antes das sacolas arrebentarem no chão, por favor? - falo bem lentamente, com calma mesmo.
Do outro lado, a pessoa faz, sai e compra uma corda pra se enforcar.
Se eu não ajudar o mundo a ficar melhor, como vou viver melhor?

Unknown disse...

"Todas as coisas sadias se alimentam de pequenas gentilezas...
Todas as coisas sadias, por mais intimas que sejam, guardam sempre um lugar para a parcimônia e o cuidado da não ofensa...
Todas as coisas sadias em um relacionamento se alimentam de cuidado e carinho..."
http://huddsong.blogspot.com/2009/05/nao-mate-os-que-voce-ama.html

Maíra Bezzi disse...

Que bom vc estar de volta!
Eu acredito no seguinte mantra: "Gentileza gera gentileza". Sou gentil e solícita por natureza, mas tmbm tenho meus dias de fúria e impaciência. Se espero dos outros certas gentilezas? Sim, à vezes. E, na maioria delas, elas não vêm. Bom, mas continuo acreditando que "é dando que se recebe", e que o universo nos oferece é o que a gente dá. Então.... voilà!
Um bj
P.S.: vc continua cadastrado em meu blog. Continuo acompanhando e gostando do seu!

Marcelo disse...

Vc tem dado liberdade d+ pra essa faxineira... que abusada.

Unknown disse...

Não sei....Fiquei pensando que tanto uma coisa quanto outra devem ser ruins. Pedir atenção pode significar muitas coisas...carência desmedida ou egoísmo desmedido.
Acho que a espontaneidade deve ser mesmo um bom remédio...
Só acho, não concluo....to querendo mudar de faxineira tambem!! hehehe

Anônimo disse...

Sabe, isso tudo é um livro aberto. Aqui se percebe bem de quais sutilezas é feito um homem. Eu ficaria feliz de abrir um porta, oferecer o casaco numa noite fria, de dar um beijo de bom-dia antes de sair trabalhar. Isso tudo seria espontâneo: pela qualidade afável que reflete.

Silvio Garcia Martins Filho disse...

Cada vez mais tenho dificuldade em pedir. E agora mais do que nunca tenho aprendido a ser só.

Jane, será q a gente não tem que aprender um pouquinho a falar tb? Estou aqui me perguntando...

Bolinho de chuva, não dá pra comentar no seu blog?!?!? É bom ver o resultado do nosso trabalho, saber que tudo depende da gente e que o que a gente tem é fruto apenas do nosso suor, né? Orgulhe-se! Aposto que estar solita é resultado de um conjunto de fatores, não só isso (não agradar ninguém).

Fabi, muito sábias suas palavras. Deve ser coisa do budismo. Incoerente meu comentário, mas lá vai: invejei. Quando crescer vou ser assim. Enquanto isso, vou fazendo pequenos exercícios nesse sentido.

Hudd e Maíra, acredito piamente no que afirmam, mas não dá uma tristezinha que isso não vale pra todo mundo? às vezes me pergunto se vale a pena ser gentil com aqueles que vivem vomitando cobras e lagartos...

Renato, mudar é sempre bom! Te recomendo a minha atual. É ótima!

Marcelo, aquela lá, nunca mais!

Anônimo, que vc encontre quem precise disso tudo! :)

Camila Di Assis disse...

Concordo! Gentileza é algo natural ou pelo menos deveria ser.Gostei muito do blog!

Paulo Victor disse...

pedido é uma coisa perversa. "fala que me ama" é terrível. vc pode até amar, mas no momento em que surge o pedido, as palavras perdem o seu sentido. o gesto transforma-se em esmola.
e a beleza da convivência está exatamente na espontaneidade.
é conceito da Graça, talvez o mais belo dos paradigmas cristãos. é vc fazer de coração, por amor, de graça, sem querer nem precisar de nada em troca.

Silvio Garcia Martins Filho disse...

Obrigado pela visita, Camila!

E PV, substituiria meu post pelo seu comentário. Já tive algumas brigas por conta de gente que só faz gentilezas qdo não tem nada melhor pra fazer. Caridade das sobras, entende? Só quem conhece um pouco desses conceitos cristãos entende...

Bjos.