segunda-feira, 12 de julho de 2010

Idas e retornos - ou da sabedoria popular

Saudade deste meu cantinho. Muitas coisas me mantiveram ocupado recentemente; algumas boas, outras nem tanto.

Vários textinhos já estão rascunhados nesta cabeça confusa. Mas preferi (re)começar com este.

A inspiração veio da seguinte afirmação: "Algumas verdades deveriam ficar esquecidas. Algumas caixas de Pandora devem ficar fechadas". Não lembro se foi bem isso que a moça disse em Fringe, seriado que há tempos não vejo e nem sei se vou voltar a ver... mas a mensagem ficou clara.







Caixa de Pandora - Arthur Rackham


Fiquei curioso recentemente quando uma amiga me contou suas experiências com uma vidente/taróloga. Como ela havia acertado nomes, datas, fatos... e, não sabemos se causa ou consequência, influenciado suas decisões.

O futuro está escrito, cabendo a nós apenas percorrermos o que se nos cabe ou temos alguma escolha? Mais um vez, sabedoria clichê de seriados. Não tem como não lembrar de Lost, não é mesmo?

Mas será que se eu fosse lá consultar a senhora das cartas eu ainda continuaria tocando piano, trabalhando ou fazendo meu serviço voluntário aos sábados no Hospital de Base? Será que eu manteria algumas amizades e me permitiria amar de novo? O que eu continuaria fazendo se eu soubesse a data da minha morte?

Aqui vai uma singela confissão: um sonho se me repete quase todas as noites: estou caindo de um prédio e vejo o chão chegando. Eu sei que vai doer. Acho que a morte dói, como todas as outras pequenas mortes diárias. Por que será que esse é o único sonho que eu tenho? Acordo sempre cansado e não lembro de mais nada. Se a vidente me tirasse essas dúvidas eu sofreria menos? Ou mais?

Acho que a graça da vida é a sua transitoriedade. Quem não lembra de um amor intenso de verão vivido no último volume justamente porque se contava quantos dias faltavam para a dolorosa despedida?

E assim creio que deve ser: a dúvida acerca daquele caminho inexorável, inevitável para a morte nos mantém livres para gozá-la com maior desprendimento.